Professores reivindicam terceira etapa do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Fotografia Gilson Camargo

Foram dois dias de encontros, debates, avaliações e principalmente sentimento único de que a formação continuada é um caminho essencial para se transformar a escola. Propiciar tempo para que os professores estudem, mas principalmente reflitam juntos, é condição prioritária para mudar os rumos da escola para a juventude. Esta foi uma das conclusões do II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná.

Entre mesas, conferências, apresentações culturais, exposição de banners com o resultado dos trabalhos da primeira e segunda etapa do Pacto, os formadores , supervisores e coordenadores participantes do programa, tiveram momentos para se reunir em Grupos de Trabalho para realizar a avaliação das atividades e processo de organização do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Instituído pelo Ministério da Educação no ano de 2013, o Pacto alcançou no Paraná mais de 20 mil professores que, no chão da escola, estudaram os cadernos de formação e propuseram novas práticas, com vistas a desenhar um currículo que seja mais significativo para as juventudes presentes na escola do ensino médio brasileiro.

1web

Na plenária final realizada na tarde do último dia do Seminário realizado no Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná, cada coordenador dos GTs, apresentou os pontos positivos e negativos do Pacto. Por unanimidade, o programa foi avaliado como positivo e essencial para o repensar do currículo e a reivindicação dos presentes é que a terceira etapa ( já prevista inicialmente) se concretize. Até o presente momento, o Ministério da Educação não a garantiu.

Como pontos negativos, os recursos federais insuficientes e/ou com atraso o que prejudicou cronograma e infra estrutura; a falta de tempo para a realização de atividades previstas nos cadernos, as greves estaduais e federais , a falta de comprometimento de alguns diretores de escolas e a falta de envolvimento mais efetivo dos governos federal e estadual, no que se refere ao Estado do Paraná.

Fotografia Gilson Camargo

O II Seminário Estadual do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no Paraná contou com a participação dos formadores, supervisores e coordenadores ligados às nove Universidades coordenadoras do Pacto em nível estadual: UFPR, UTFPR, UENP, UEM, UEL, UEPG, Unespar, UNICENTRO e Unioeste.

Link para galeria de imagens do evento.