EMpesquisa é uma rede de grupos de pesquisa que tem como propósito articular investigações científicas em torno dos mais variados aspectos que envolvem, direta ou indiretamente, o Ensino Médio. Atualmente se dedica a uma pesquisa nacional intitulada “Reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”, da qual participam professores vinculados a programas de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado das seguintes instituições.
O EMpesquisa encontra-se inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq sob liderança da Profª Drª Nora Rut Krawczyk (Faculdade de Educação – Unicamp) e como vice-líder a Profª Drª Monica Ribeiro da Silva (UFPR).
Informações do Grupo de Pesquisa no CNPQ
I Seminário Nacional da Rede EMPesquisa
São Paulo – UNICAMP – 29 de junho de 2021 a 01 de julho de 2021.
O Seminário “A Reforma Neoliberal do Ensino Médio – tempos difíceis para a escola pública” é o I Seminário Nacional da Rede EMPesquisa, criada por um grupo de pesquisadores com o propósito de formar uma rede nacional de acompanhamento do desenvolvimento da Reforma do Ensino Médio nos diferentes estados do Brasil. A Rede está representada em todas as regiões do País. Participam dela professores vinculados a programas de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.
O Seminário, organizado pelo Grupo EMPesquisa-SP, tem por objetivo promover o encontro de pesquisadores nacionais envolvidos em projetos de investigação sobre a Reforma do Ensino Médio nos diferentes estados. O processo, que se iniciou com a Medida Provisória do governo Temer e se consolidou com a Lei 13.415/2017, tem produzido diferentes ações do poder público e das instituições escolares na adequação de seus sistemas às novas orientações. Existem tendências comuns entre os estados e outras que demarcam as especificidades locais, mas no geral são marcadas por um avanço do pensamento conservador e dos interesses do capital.
O processo de reforma que teve início já em 2019 precisa ser compreendido no contexto político, social e econômico mais geral, iniciado na década de ‘90 no Brasil, e nas reformas regressivas recentes no âmbito trabalhista.
A Reforma de Ensino Médio não se deteve durante a pandemia, pelo contrário se intensificou em vários estados, sob fortes influências da mercantilização da educação.
Assim, o Seminário “A Reforma Neoliberal do Ensino Médio – tempos difíceis para a escola pública” propõe um debate crítico sobre o controverso ‘novo normal’ que está sendo desenhado para o Ensino Médio e para a educação pública no Brasil.
Como esse processo tem ocorrido em cada um dos estados? Que atores têm participado? Como professores e estudantes estão avaliando os movimentos iniciais? Que impactos são possíveis de serem já percebidos na organização do trabalho pedagógico? O que esperar das reformas curriculares em curso? São estas algumas das questões que nos colocamos para esse encontro de pesquisadores.
Acesse a página do Seminário aqui:
Programação disponível no YouTube
Terça, 29 de junho
14:00
Sessão de abertura
Representante da direção da Faculdade de Educação
Antonio Carlos Amorim. Coordenador Pós- graduação em Educação/FE
Monica Ribeiro da Silva. Coordenadora. EMPesquisa nacional
Nora Krawczyk. Coordenadora EMpesquisa estadual.
Acese: Aqui.
19:00
Conferência: Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil
Conferencista: Roberto Leher
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Quarta, 30 de junho
19:00
Juventude e Escola: desafios e resistências
Luis Antonio Groppo
Debatedora: Dirce Zan
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Quinta, 01 de julho
18:00
Lançamento pelo Ação Educativa: “Indicadores da Qualidade no Ensino Médio (Indique)
Mesa de encerramento: Educação e trabalho em tempo de desemprego estrutural
Gaudêncio Frigotto
Marcio Pochmann
Coordenadora: Nora Krawczyk
Acesse aqui o Link e assista: