EMpesquisa

EMpesquisa é uma rede de grupos de pesquisa que tem como propósito articular investigações científicas em torno dos mais variados aspectos que envolvem, direta ou indiretamente, o Ensino Médio. Atualmente se dedica a uma pesquisa nacional intitulada “Reforma do Ensino Médio com a Lei 13.415/2017: percursos das redes estaduais e da rede federal de Ensino Médio”, da qual participam professores vinculados a programas de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado das seguintes instituições.

O EMpesquisa encontra-se inscrito no diretório de grupos de pesquisa do CNPq sob liderança da Profª Drª Nora Rut Krawczyk (Faculdade de Educação – Unicamp) e como vice-líder a Profª Drª Monica Ribeiro da Silva (UFPR).

Informações do Grupo de Pesquisa no CNPQ

mapa regiões

 

I Seminário Nacional da Rede EMPesquisa

São Paulo – UNICAMP – 29 de junho de 2021 a 01 de julho de 2021.

O Seminário “A Reforma Neoliberal do Ensino Médio – tempos difíceis para a escola pública” é o I Seminário Nacional da Rede EMPesquisa, criada por um grupo de pesquisadores com o propósito de formar uma rede nacional de acompanhamento do desenvolvimento da Reforma do Ensino Médio nos diferentes estados do Brasil. A Rede está representada em todas as regiões do País. Participam dela professores vinculados a programas de pós-graduação e estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.

O Seminário, organizado pelo Grupo EMPesquisa-SP, tem por objetivo promover o encontro de pesquisadores nacionais envolvidos em projetos de investigação sobre a Reforma do Ensino Médio nos diferentes estados. O processo, que se iniciou com a Medida Provisória do governo Temer e se consolidou com a Lei 13.415/2017, tem produzido diferentes ações do poder público e das instituições escolares na adequação de seus sistemas às novas orientações. Existem tendências comuns entre os estados e outras que demarcam as especificidades locais, mas no geral são marcadas por um avanço do pensamento conservador e dos interesses do capital.

O processo de reforma que teve início já em 2019 precisa ser compreendido no contexto político, social e econômico mais geral, iniciado na década de ‘90 no Brasil, e nas reformas regressivas recentes no âmbito trabalhista.

A Reforma de Ensino Médio não se deteve durante a pandemia, pelo contrário se intensificou em vários estados, sob fortes influências da mercantilização da educação.

Assim, o Seminário “A Reforma Neoliberal do Ensino Médio – tempos difíceis para a escola pública” propõe um debate crítico sobre o controverso ‘novo normal’ que está sendo desenhado para o Ensino Médio e para a educação pública no Brasil.

Como esse processo tem ocorrido em cada um dos estados? Que atores têm participado? Como professores e estudantes estão avaliando os movimentos iniciais? Que impactos são possíveis de serem já percebidos na organização do trabalho pedagógico? O que esperar das reformas curriculares em curso? São estas algumas das questões que nos colocamos para esse encontro de pesquisadores.

Acesse a página do Seminário aqui:

Programação disponível no YouTube

Terça, 29 de junho

14:00

Sessão de abertura

Representante da direção da Faculdade de Educação

Antonio Carlos Amorim. Coordenador Pós- graduação em Educação/FE

Monica Ribeiro da Silva. Coordenadora. EMPesquisa nacional

Nora Krawczyk. Coordenadora EMpesquisa estadual.

Acese: Aqui. 

19:00

Conferência: Educação e mercantilização em meio à tormenta político-econômica do Brasil

​Conferencista: Roberto Leher

Acesse aqui o Link:

Quarta, 30 de junho

19:00

Juventude e Escola: desafios e resistências

Luis Antonio Groppo

Debatedora: Dirce Zan

Acesse aqui o Link:

Quinta, 01 de julho

18:00

Lançamento pelo Ação Educativa: “Indicadores da Qualidade no Ensino Médio (Indique)

Mesa de encerramento: Educação e trabalho em tempo de desemprego estrutural

​Gaudêncio Frigotto

Marcio Pochmann

Coordenadora: Nora Krawczyk

Acesse aqui o Link e assista:

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