Matérias e Entrevistas.

 

2021

Em entrevista realizada pela Fiocruz, Camila Grassi, pesquisadora do Observatório do Ensino Médio da UFPR, analisa os efeitos da Portaria 521/2021 para a  implementação da Reforma do Ensino Médio.

O Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União no dia 14 de julho a Portaria 521, que institui o Cronograma Nacional de Implementação do Novo Ensino Médio. Entre outras medidas, a normativa adiou para 2024 o prazo para que as redes estaduais implementem as mudanças trazidas pela lei 13.415/2017. Pesquisadora avalia que “A ideia é fazer com que seja implementada uma política que agora é obrigatória, mas que tem uma ampla resistência”.

Na entrevista, Camila analisa os efeitos da portaria 521/2021, que segundo ela exemplifica a articulação existente no conjunto de mudanças instituídas na esteira da aprovação da reforma do ensino médio, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Processo que, como lembra Camila, vem sendo realizado segundo a concepção educacional dos agentes que compõem as redes de governança nas quais se articulam institutos privados que representam os interesses de diferentes frações do empresariado no campo educacional. Confira a entrevista aqui.

 

O podcast “Música e ETC” produzido pelo IFPR-Paranaguá e discute BNCC, militarização e reformas educacionais da atualidade brasileira.

Destacando como título “Educando diante do abismo: BNCC, militarização e reformas educacionais”,  Kauê Avanzi (docente do IFPR-Paranaguá) e Camila Grassi (pesquisadora do Observatório do Ensino Médio) analisam reformulações curriculares mais recentes e o projeto educacional nelas incluso. Confira podcast aqui.

 

Pesquisadora do Observatório do Ensino Médio participa do Podcast “Reflexão Dialogada” e trata dos impactos da redução das aulas de Artes, Filosofia e Sociologia no Estado do Paraná

 “Qual a concepção de formação humana que permeia esta redução das aulas destas disciplinas? Quais as consequências desta instrução normativa na formação dos nossos estudantes?” Estas são algumas das perguntas tratadas no Podcast do Reflexão Dialogada número 16, que conta com a participação de pesquisadoras/es e educadoras/es paranaenses. Confira podcast aqui. 

 

Matéria produzida pelo Jornal Parágrafo 2 dá destaque ao manifesto lançado contra a “reforma” do ensino médio pelo Coletivo Humanidades, NESEF-UFPR e o Observatório do Ensino Médio.

Entidades lançam um manifesto em conjunto, denunciando as contradições e falhas da reforma do ensino médio, que será implementada nas escolas. A reforma chega às escolas paranaenses através da Minuta de Diretrizes Curriculares Complementares do Ensino Médio no Paraná. Confira a matéria aqui. 

 

Reformas educacionais, Formação de Professores e BNCC ANPEd – 40ª Reunião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação

Sessão Especial – MESA 11 –

Publicado em: 21 de out. de 2021

Magali Silvestre (Unifesp/Anfope); Rosane Dias (UERJ); Monica Ribeiro (UFPR). Mediação: Vania Leite (FFP/UERJ

 

Novo ensino médio: pesquisadora aponta falta de estrutura e preparo docente para implementação.

Modelo que começa em janeiro foi elaborado sem participação das comunidades escolares

Marcelo Abud do Instituto Claro – Educação

Entrevistada: Monica Ribeiro da Silva

Acesse o podcast aqui:

 

Novo ensino médio: o que muda para os professores com a reforma?

Pesquisador aponta problemas com condições de trabalho e formação docente

Marcelo Abud entrevista Lauro Rafael Cruz, do Observatório do Ensino Médio

Acesse o podcast aqui.

 

Em meio à pandemia, vai ter novo ensino médio?

Por lei, a reforma deve ser implementada até 2022, mas fechamento das escolas e crise econômica agravada pela pandemia trazem dificuldades extras aos estados

Cátia Guimarães – EPSJV/Fiocruz | 08/03/2021. Acesse a reportagem aqui.

 

A regulamentação da reforma do Ensino Médio nos estados: prejuízos e resistências

Live da Comunidade FEUFF – Ciclo de conversas com a participação da Professora Monica Ribeiro da Silva

 

2020

Em matéria publicada pelo Jornal Sísifo, a pesquisadora do Observatório do Ensino Médio, Camila Grassi, aborda o uso da  lógica empresarial de razão-eficiente na gestão da educação pública do estado do Paraná.

No Estado do Paraná, estudantes, docentes e comunidades escolares iniciam o ano letivo de 2020 buscando restabelecer-se da política de choque realizada em 2019. Os docentes iniciam o ano letivo sob uma nova política previdenciária, aprovada à revelia da categoria que, em resistência, ocupou a ALEP no mês de dezembro para impedir que a reforma (apresentada em forma de PEC) fosse aprovada. Estes são alguns dos efeitos da racionalidade empresarial que vem sendo aplicada à gestão pública. Confira a matéria completa aqui.

 

Matéria produzida para o Jornal do Parágrafo 2 destaca a negação da ciência como política de morte em tempos de coronavírus.

De acordo com a matéria, no Brasil, o fascismo do século XXI se combina às políticas neoliberais que negam direitos, configurando-se, portanto, como eficiente veículo produtor de morte. Este fenômeno assume uma racionalidade própria, capaz de exterminar  outras racionalidades que são em si, geradoras de vida, tanto individual como coletiva as quais também produzem efeitos de proteger a biodiversidade do país.  Confira a matéria completa aqui

 

Matéria produzida pelo Jornal do Parágrafo 2 problematiza: “Se estivesse conosco em mais este dia dos professores, o que nos diria Paulo Freire sobre a virtualização do ensino?”

A primavera deste ano foi marcada pela celebração, no dia 19 de setembro, do papel social desempenhado pelas educadoras e pelos educadores populares no Brasil e no mundo. A data rememora a dimensão intrinsecamente política da formação humana e seu potencial para a garantia da soberania dos povos. Confira a matéria aqui

 

A regulamentação e implementação da reforma do ensino médio

Neste vídeo a professora Monica Ribeiro, da Universidade Federal, fala sobre o processo de regulamentação e implementação da Lei 13.415/17 – reforma do ensino médio – pelas redes estaduais de ensino. Assista o vídeo abaixo e confira.

 

O ensino médio frente às reformas educacionais

Publicado em: 13/08/2020 – GEPPEM – UFRGS.

Confira aqui.

 Ensino médio: dualidade e desigualdades históricas

Ronaldo Lima Araújo – UFPA e Monica Ribeiro da Silva – UFPR.

História, Trabalho e Educação no Brasil – HISTRAEB 06/11/2020

Clique aqui e confira.

 

Anpae Sul 2020

Título: Seminário ANPAE SUL Mesa 2 – BNCC da Educação Básica: o desafio de sua implementação

Monica Ribeiro da Silva, Álvaro Moreira Hypolito, Juarez Thiesen, Juca Gil

Publicado em 04/11/2020. Clique aqui e confira.

 

Anpae Sudeste 2020.

Mesa: Desafios da organização curricular em tempos de pandemia

Monica Ribeiro da Silva, Ana Maria Saul, Adriana Rocha Bruno

Publicado em 05/11/2020. Assista o vídeo e confira.

 

Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina – UNISC.

Mesa Ensino Médio / Educación Secundaria na/en América

Publicado em: 24/11/2020. Assista o vídeo e confira.

 

Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED (Edição Salamanca) no período de 14 a 16 de outubro de 2020, ministrando a atividade. PAINEL INTERNACIONAL: 15 de outubro de 2020.

EXPERIÊNCIAS DE OBSERVATÓRIOS NA PRODUÇÃO E/OU SOCIALIZAÇÃO DO

CONHECIMENTO. Clique aqui e confira.

 

2019

Em entrevista ao Jornal do Parágrafo 2 realizada por José Pires, a pesquisadora Camila Grassi do Observatório do Ensino Médio analisa o Future-se, projeto apresentado pelo  Ministério da Educação no dia 16 de julho de 2019.

O Future-se é um projeto do Ministério da Educação divulgado pelo atual ministro Abraham Weintraub e pelo secretário de educação superior, Arnaldo Lima. O MEC não destaca, entretanto, que o programa é um passo importante na privatização da educação pública brasileira.

O conteúdo completo da entrevista encontra-se disponível aqui: 

A contrarreforma do ensino médio

  • Entrevista com Monica Ribeiro da Silva
  • Leonara Margotto Tartaglia – Centro Universitário do Espírito Santo
  • Erineusa Maria da Silva – Universidade Federal do Espírito Santo

A entrevista com a professora Monica Ribeiro da Silva reflexiona, no contexto após golpe jurídico-parlamentar e midiático, sobre o complexo processo de reformas, contrarreformas e formulação das políticas públicas para o ensino médio em andamento no governo de Michel Temer. O interesse desse trabalho foi dialogar sobre os problemas do ensino médio e refletir sobre as perspectivas que podemos vislumbrar relativas a essa etapa da educação básica no contexto das reformas atuais. Confira a entrevista completa aqui. 

 

2018

 

Os limites de uma reforma com “empresariamento” e que ignora as desigualdades.

Entrevista especial com Monica Ribeiro da Silva 

Na entrevista, concedida por e-mail à IHU On-Line, a professora chama atenção para a forma como a Base ranqueia colégios, trazendo ao ambiente de aprendizagem uma lógica empresarial. Segundo Monica, isso revela que a educação crítica com vistas à autonomia é posta de lado em detrimento a uma formação voltada às demandas de mercado. Confira a entrevista completa aqui. 

 

2017

 

“Experiência das ocupações deve ser levada em conta para mudar o Ensino Médio”

Monica Ribeiro da Silva, do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio, fala sobre os riscos das mudanças nesta etapa. Confira a reportagem completa aqui.

 

Reforma do Ensino Médio inviabiliza política de Educação do Campo.

MPA Movimento dos Pequenos Agricultores

Publicado em: 23 DE FEVEREIRO DE 2017

Reforma do Ensino Médio sancionada pela Presidência da República na última quinta-feira (16/02) e publicada no Diário Oficial da União, como Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, traz alternações significativas na organização política e pedagógica para as escolas pública brasileira. Confira aqui. 

2016

Entrevista com a Professora Monica Ribeiro da Silva (UFPR) sobre a Reformulação do Ensino Médio para a ANPEd. 19/09/2016 – 16:24

A Professora Monica Ribeiro da Silva (UFPR) responde sobre a Reformulação do Ensino Médio para reportagem que foi produzida sobre o mesmo tema – clique aqui para conferir a matéria na integra.

Monica é formada em Pedagogia UNESP,  mestre em Educação pela UFSCar e doutora em Educação: História, Política e Ciências Sociais pela PUC de São Paulo. Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Paraná e atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado.

É pesquisadora na área de Políticas Educacionais com ênfase para o Ensino Médio e na avaliação de políticas públicas. É coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio e integrante do Movimento em Defesa do Ensino Médio.Confira aqui a entrevista da professora Monica Ribeiro.

 

Reforma do Ensino Médio tende a fracassar, diz pesquisadora- 06/12/2016

Para a doutora em Educação Monica Ribeiro da Silva, do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio, propostas não levam em conta a realidade dos jovens nem das escolas, mas sim o discurso do empresariado.  clique aqui para conferir a matéria na integra.

 

Especialistas avaliam impactos da reforma do Ensino Médio

POR ANA LUIZA BASÍLIO

Para aprofundar o debate sobre a reforma, o Centro de Referências em Educação Integral elencou algumas das principais alterações na etapa da educação básica e convidou três especialistas para avaliarem os possíveis impactos:  o professor do programa de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Carlos Roberto Jamil Cury, também ex-integrante do Conselho Nacional de Educação (CNE); o professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), Salomão Ximenes; e a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também coordenadora do Observatório do Ensino Médio da mesma instituição, Mônica Ribeiro da Silva. Confira!

 

Novo Ensino Médio começa a ser debatido em audiências públicas. Revista Nova escola

POR: Laís Semis, 01 de Novembro | 2016. Atualizado em 23 de novembro de 2016, às 13h33

Relator da MP pretende fazer duas discussões por semana durante o mês de novembro para elevar o nível do debate e reunir sugestões

Publicada oficialmente no dia 23 de setembro, a Medida Provisória (MP) 746, que estabelece as diretrizes para o Novo Ensino Médio, começou a ser discutida no Senado no dia 1º de novembro, em audiência pública com representantes do governo e de profissionais da Educação. O senador Pedro Chaves (PSC-MS), escolhido como relator do texto, acredita ser necessário fomentar o debate além da comissão mista entre senadores e deputados designados para decidir se o modelo será aprovado ou não. “Para tanto, formatamos um plano de trabalho com duas audiências públicas por semana. Desejamos que todos façam um esforço no sentido de elevar o nível do debate”, aponta Chaves, em entrevista à NOVA ESCOLA.
Ao todo, 55 convidados serão ouvidos pelos parlamentares em oito audiências públicas e deverão opinar, apontar preocupações e sugestões para a MP (confira aqui a relação dos convidados).

 

Monica Ribeiro relata audiência pública do ensino médio

Publicado em 05/10/2016 por 05/10/2016

Monica Ribeiro distribuiu resumo sobre a Audiência Pública do Ensino Médio, realizada na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

“Prezados/Prezadas, envio um relato (minhas notas durante as falas; desculpem por eventuais erros de digitação) da Audiência Pública MP 746 – 04/10/2016 – Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.Confira a matéria na integra aqui.

 

Pesquisadores apontam equívocos e retrocessos de reforma curricular em retomadas que remontam aos anos 40.

Confira a reportagem completa aqui: PESQUISADORES APONTAM EQUÍVOCOS E RETROCESSOS EM REFORMA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO.

Publicado em 16 de setembro de 2016 .

2015

Mônica Ribeiro da Silva (UFPR): Em busca de um ensino médio mais próximo dos jovens

Confira aqui a Entrevista ao PORTAL DO PROFESSOR

Edição 110 – Ensino Médio Inovador. Publicado em 10/02/2015

Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mônica Ribeiro da Silva atua nos cursos de formação de professores e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Pedagoga, com mestrado e doutorado em educação, é autora de vários livros sobre o ensino médio. Atualmente, coordena o grupo de pesquisa Observatório do Ensino Médio, vinculado ao Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Obeduc-Capes) e de ações nacionais de produção de material para a formação de professores no âmbito do Pacto Nacional do Fortalecimento do Ensino Médio.

 

Educação em Pauta deste sábado, 29, entrevistará os professores Celso Ferretti e Mônica Ribeiro da Silva

 

2014

Ensino médio testa saídas contra desinteresse e evasão escolar

Publicado em 04/08/2014, Por: Paula Adamo Idoeta. Da BBC Brasil em São Paulo

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