Dissertações e Teses

DISSERTAÇÕES

  • 2023

INDJAI, Sene Carlos. Políticas educacionais na Guine-Bissau : um estudo sobre acesso e permanência na educação básica. Universidade Federal do Paraná – Programa de Pós-graduação em Educação. Mestrado. Orientadora: Proª Drª Renata Peres Barbosa. Curitiba, 2023. https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/83540

SANTOS, CLEVERSON JOSÉ. A atuação dos Conselhos Estaduais de Educação na Reforma do Ensino Médio: análise na perspectiva da gestão democrática dos sistemas de ensino. Universidade Federal do Paraná – Programa de Pós-graduação em Educação. Mestrado. Orientadora: Proª Drª Monica Ribeiro da Silva. Curitiba, 2023. https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/85951 

  • 2022

Joselita Romualdo da Silva. PEDAGOGIA DO QUARTEL: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO ESTADO DO PARANÁ. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Monica Ribeiro da Silva. Pedagogia do quartel : uma análise do processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná

Tiffany Demogalski. A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio: o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) no estado de Santa Catarina. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Monica Ribeiro da Silva. A construção da ideia de juventude no contexto da reforma do ensino médio : o Programa de Ensino Médio Integral em Tempo Integral (EMITI) em Santa Catarina

  • 2021

LAURO RAFAEL CRUZ. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DAS CONTINUIDADES E RUPTURAS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO (2015 2018).

ALANA LEMOS BUENO. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DO PROJETO DE LEI Nº 6.840/2013 À LEI Nº 13.415/2017.

  • 2018

SIMONE APARECIDA MILLIORIN.ATUAÇÃO DA REDE FEDERAL NA AMPLIAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DA OFERTA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2018.

  • 2017

VALDENIR BATISTA VELOSO. O JOVEM EM CONFLITO COM A LEI E O DIREITO À EDUCAÇÃO BÁSICA NOS CENTROS DE SOCIOEDUCAÇÃO DO PARANÁ (2006-2015).

  • 2016

DEBORA APARECIDA SILVEIRA. O ENSINO MÉDIO E O DIREITO A EDUCAÇÃO NAS PROPOSIÇÕES DO PODER LEGISLATIVO FEDERAL (1997 – 2014).

ADILSON LUIZ TIECHER.POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: A EXPERIÊNCIA DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NO PARANÁ. 2016.

  • 2015

SÉRGIO RICARDO FERREIRA.FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO COMO INDUTOR DE POLÍTICA CURRICULAR: ANÁLISE A PARTIR DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR NO PARANÁ. 2015. 

  • 2014

VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU.POLÍTICAS DE REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR. 2014.

VIVIAN ISLEB.O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR E SUA RELAÇÃO COM OS DADOS DE FLUXO ESCOLAR. 2014

  • 2013

ANDRÉA DE PAULA CECCATTO.A REINSERÇÃO SOCIAL DE JOVENS INFRATORES POR MEIO DA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES E LIMITES DO PROGRAMA ESTADUAL DE APRENDIZAGEM PARA ADOLESCENTES. 2013

  • 2012

ALLAN ANDREI STEIMBACH. JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: RAZÕES DA PERMANÊNCIA E DO ABANDONO NO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO. 2012.

LUCAS BARBOSA PELISSARI.O FETICHE DA TECNOLOGIA E O ABANDONO ESCOLAR NA VISÃO DE JOVENS QUE PROCURAM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. 2012.

  • 2010

ELOISE MEDICE COLONTONIO. O CURRÍCULO INTEGRADO DO PROEJA: TRABALHO, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM TEMPOS DE SEMIFORMAÇÃO.

SOLANGE TOLDO SOARES.O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL (1996-2006): AMBIGUIDADES NAS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO DO PEDAGOGO.

JUSSARA DAS GRAÇAS TRINDADE E SILVA. A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO INTEGRADO NO ÂMBITO DO PROEJA/PR: A QUESTÃO DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE FORMAÇÃO GERAL E FORMAÇÃO ESPECÍFICA.

  • 2009

JOAQUIM JORGE MONTEIRO MORAIS. CABO VERDE: UM PROJETO DE PAÍS E A IDEOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO Estudo da constituição do Ensino Técnico.

ADRIANA DE ALMEIDA. UM ESTUDO DO E NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO NO ESTADO DO PARANÁ DO PROEJA: PROBLEMATIZANDO AS CAUSAS DA EVASÃO.

ANGELA MARIA CORSO. AS REPRESENTAÇÕES DO TRABALHO JUNTO A PROFESSORES QUE ATUAM NO PROEJA:  DA REPRESENTAÇÃO MORAL DO TRABALHO AO TRABALHO COMO AUTO-REALIZAÇÃO.

  • 2008

SANDRA REGINA DAVANÇO. A IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NO ESTADO DO PARANÁ: A DIFÍCIL SUPERAÇÃO DA CULTURA DA DUALIDADE.

SILVIA PARRA. O PROCESSO DE CONVERSÃO DA IDÉIA DE PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM POLÍTICA EDUCACIONAL PÚBLICA NO ESTADO DO PARANÁ (1983-2002).

ELIANE DO ROCIO ALBERTI. POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: ANÁLISE DO PROGRAMA ESPECIAL DE CAPACITAÇÃO PARA DOCÊNCIA NO ESTADO DO PARANÁ.

  • 2007

SIMONE SANDRI. O PROGRAMA DE EXPANSÃO, MELHORIA E INOVAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DO PARANÁ – PROEM E OS SEUS EFEITOS SOBRE O CURSO DE MAGISTÉRIO: MOVIMENTOS DE ADESÃO E DE RESISTÊNCIA.

MÔNICA ROLIM DE MOURA SELLA. O TRABALHO DO PEDAGOGO FACE AO REORDENAMENTO DOS TEMPOS ESCOLARES Um estudo sobre a política de ciclos em Curitiba/Pr e dos seus efeitos sobre a organização do trabalho pedagógico escolar.

TESES 

  • 2024

MILLIORIN, Simone Aparecida.  Implicações da reforma do ensino médio na oferta dos cursos de ensino médio integrado em instituições federais

  • 2023

FELISBINO, Eliane. Infelizmente, a Federal não é para todos: desvelando desigualdades na educação superior a partir da percepção do estudante evadido dos cursos da UFPR. 2023. 327 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Orientadora: Profa. Dra. Monica Ribeiro da Silva. Curitiba, 2023. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/handle/1884/87266

Alessandro Eziquiel da Paixão. A LEI Nº 13.415/2017 E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DOS CAMINHOS DA REFORMA NOS INSTITUTOS FEDERAIS. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal do Paraná, . Orientador: Monica Ribeiro da Silva. A Lei nº 13.415/2017 e a educação profissional : uma análise dos caminhos da reforma nos Institutos Federais

  • 2022

Camila Grassi Mendes de Faria. A privatização da política educacional brasileira : o papel do movimento pela Base Nacional Comum na ampliação do modelo de governança de Estado

Adriana Martins de Oliveira. As escolas-piloto do Programa Novo Ensino Médio no estado do Acre : uma análise do processo de implementação

  • 2020

CAMILA REGINA ROSTIROLA. EFEITOS DOS DISPOSITIVOS DE AVALIAÇÃO, PRESTAÇÃO DE CONTAS E RESPONSABILIZAÇÃO (ACCOUNTABILITY) SOBRE ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO.

CÉSAR AUGUSTO IBAÑEZ. A REALIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO PARA HAITIANOS: UM ESTUDO DAS CONDIÇÕES EM QUE ELE SE EFETIVA EM UM MUNICÍPIO PARANAENSE.

EHRICK EDUARDO MARTINS MELZER. O MOVIMENTO DA POLÍTICA EDUCACIONAL PROCAMPO: UMA ANÁLISE DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NA REGIÃO SUL DO BRASIL.

RAFAEL DOS SANTOS PEREIRA. A QUE SERVE O SINAES? UMA AVALIAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

  • 2019

VANESSA CAMPOS DE LARA JAKIMIU. O DIREITO À EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: ANÁLISE DAS PROPOSIÇÕES DO LEGISLATIVO FEDERAL APÓS A EC 59/2009.

  • 2018

ALLAN ANDREI STEIMBACH. ESCOLAS OCUPADAS NO PARANÁ: JUVENTUDES NA RESISTÊNCIA POLÍTICA À REFORMA DO ENSINO MÉDIO (MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016). 2018

DALESSANDRO DE OLVEIRA PINHEIRO. O MOVIMENTO “TODOS PELA EDUCAÇÃO”: O PÚBLICO, O PRIVADO E A DISPUTA DE PROJETOS EDUCACIONAIS NO BRASIL. 2018

  • 2016

NEFFRETIER CINTHYA REBELLO ANDRÉ DOS SANTOS CLASTA. A TECNOLOGIA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA/UAB/UNIR.

LETÍCIA DE LUCA WOLLMANN SALDANHA. O PRONATEC e a proclamada política de democratização da Educação Profissional Técnica De Nível Médio: acesso, abandono e permanência a partir de um estudo de caso. 2016.

SIMONE SANDRI. A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: EM DISPUTA A FORMAÇÃO DOS JOVENS E A GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA. 2016.

CÉULI MARIANO JORGE. SENTIDOS DA EDUCAÇÃO ATRIBUÍDOS POR EGRESSOS DO PROEJA NO PARANÁ.

  • 2014

CÉULI MARIANO JORGE. Sentidos da Educação atribuídos por egressos do PROEJA no Paraná. 2014.

  • 2013

MÁRCIO LUIZ BERNARDIM. DA ESCOLARIDADE TARDIA À EDUCAÇÃO NECESSÁRIA: ESTUDO DAS CONTRADIÇÕES NA EJA EM GUARAPUAVA – PR.

MÁRCIO LUIZ BERNARDIM. JUVENTUDE, ESCOLA E TRABALHO: SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO ENSINO MÉDIO INTEGRADO POR JOVENS DA CLASSE TRABALHADORA. 2013.

CLECÍ KÖRBES. EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM MÍDIAS: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA SOBRE NANOTECNOLOGIA. 2013.

  • 2009

JANE MARIA DE ABREU DREWINSKI. EMPREENDEDORISMO: O DISCURSO PEDAGÓGICO NO CONTEXTO DO AGRAVAMENTO DO DESEMPREGO JUVENIL.

  • 2003

MONICA RIBEIRO DA SILVACOMPETÊNCIAS: A PEDAGOGIA DO “NOVO ENSINO MÉDIO”. 2003

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