Observatório lança novos livros sobre Juventudes e Ensino Médio

Como parte das pesquisas realizadas pelo Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná foram lançados dois livros no ano de 2016: “Juventude e Ensino Médio: Sentidos e Significados da Experiência Escolar”, organizado pela Profa. Dra Monica Ribeiro da Silva e a Professora Dra. Rosangela Gonçalves de Oliveira e; o “ O Ensino Médio: suas políticas, suas práticas Estudos a partir do Programa Ensino Médio Inovados”, com organização também de Mônica Ribeiro da Silva. Ambas produções contam com artigos dos professores integrantes do Observatório do Ensino Médio, abordando temas e análises relacionados aos debates e pesquisas já realizadas nos últimos anos.

20161207_140425_resized

JUVENTUDE E ENSINO MÉDIO: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA EXPERIÊNCIA ESCOLAR

A coletânea é resultado de uma pesquisa coordenada pelo Observatório do Ensino Médio da Universidade Federal do Paraná, financiada no âmbito do Observatório da Educação da CAPES. A pesquisa “Juventudes, Escola e Trabalho: sentidos e significados atribuídos à experiência escolar por jovens que buscam a educação profissional técnica de nível médio”, teve por finalidade estudar, considerando a interlocução direta com jovens estudantes do Ensino Médio, o significado que eles atribuem à escola em que medida esses significados estão relacionados às razões de abandonar ou permanecer na escola. Além dos doze artigos que resultaram da referida pesquisa, o livro traz mais dois textos, de autores convidados devido à finalidade temática. Convidamos, assim, à leitura e à reflexão sobre as relações ente juventude(s) e Ensino Médio na atualidade brasileira.

O ENSINO MÉDIO: SUAS POLÍTICAS, SUAS PRÁTICAS: ESTUDOS A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR

Nesta coletânea se apresentam análises centradas em trajetórias de oferta, políticas e práticas de Ensino Médio com ênfase para as que foram desencadeadas a partir das induções feitas pelo Programa Ensino Médio Inovador (PROEMI) São ao todo sete artigos que evidenciam o quanto o Ensino Médio brasileiro tem se constituído em um campo de disputas em torno de seus significados, finalidades, políticas e práticas. Os autores convidam á leitura e à continuidade do debate sobre a última etapa da educação básica – o Ensino Médio.

Confira as sinopses e acesse os livros neste link – http://bit.ly/2h3xNGv