Presidente Lula sanciona nova lei do “Novo Ensino Médio”: O que esperar da “reforma” da “reforma”

“Quando, em 2013, na Câmara dos Deputados, uma comissão propôs um primeiro projeto de lei (PL 6840/2013) de Reforma do Ensino Médio, eu e alguns colegas escrevemos um Manifesto. Chamamos de “O Ensino Médio em migalhas”. Quando, em 2017, com o golpe da medida provisória e aprovação da lei 13.415/17, em 16 de fevereiro, escrevi um texto que chamei de “O Ensino Médio Líquido”, dada a fluidez e indefinições propositais da lei aprovada e que levaram a propostas curriculares gelatinosas e inconsistentes no que diz respeito a assegurar formação de qualidade para os/as jovens brasileiros/as e enfrentamento das desigualdades educacionais.

Em 2023, quando após alguma pressão o MEC enviou à Câmara dos Deputados um novo projeto de lei (PL 5.230/24) que visava reformar a reforma do que passou a ser chamado de Novo Ensino Médio, mas que teve a relatoria designada ao deputado que, quando ministro, havia sido o responsável pela publicação da medida provisória, e que numa primeira ação grotesca tentou retomar as propostas da famigerada, eu publiquei um texto nas minhas redes sociais. Denominei de “O Ensino Médio pisoteado”.

E nesta semana, no dia 10 de julho de 2024, mais de 10 anos após o início desta história, escrevo novamente. E agora batizo de “O Ensino Médio em Ruínas”. Ruínas pelo procedimento golpista do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no dia da votação, que impediu o debate qualificado e permitiu a aprovação em bloco de todas as rejeições propostas pelo grotesco relator ao texto produzido no Senado Federal que, ainda que não revogasse a lei 13.415/17, continha avanços substantivos. Avanços na direção do enfrentamento das desigualdades educacionais que recaem sobre a juventude brasileira, 85% dela estudando em redes estaduais públicas de ensino médio, e a quem caberá juntar os cacos do que lhes será oferecido.”

* Profª Drª Monica Ribeiro da Silva é professora titular na Universidade Federal do Paraná, pesquisadora do CNPq – PQ1C, coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório do Ensino Médio, Rede Nacional EMPesquisa – Pesquisas sobre Ensino Médio

Fonte: Brasil de Fato | #Opinião “Quando, em 2013, na Câmara dos Deputados, uma comissão propôs um primeiro projeto de lei (PL 6840/2013) de Reforma do Ensino… | Instagram