Lançamento do livro “Juventude e Ensino Médio – Sujeitos e Currículos em Diálogo”

DSC_1026webNa mesa, como mediadora, a professora dra. Monica Ribeiro da Silva, coordenadora do Observatório do Ensino Médio UFPR e os professores Juarez Dayrell (a esquerda) e Paulo Carrano (a direita).

Mais de 200 pessoas estiveram presentes no Anfiteatro 100, da UFPR, para o lançamento do livro “Juventude e Ensino Médio – Sujeitos e Currículos em Diálogo”, que tem como organizadores os professores Juarez Dayrell (UFMG), Paulo Carrano (UFF) e Carla Linhares Maia (UFMG). Na platéia, professores do ensino médio, orientadores de estudo do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, alunos de pedagogia e professores universitários.

3web

A elaboração e publicação são resultado do projeto “Diálogos com o Ensino Médio”, uma parceria da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.

O livro trata do tema juventude e sua relação com o ensino médio. Traz reflexões sobre a realidade juvenil brasileira, as múltiplas dimensões da condição de ser jovem, assim como o debate em torno do currículo para o ensino médio, enfatizando questões como trabalho, cultura, ciência e tecnologia. Uma obra voltada à reflexão dos professores, para que auxilie na comunicação com os jovens estudantes.

Assista acima a íntegra do encontro, em vídeo, com as falas da professora Mônica Ribeiro, e dos autores, professores Juarez Dayrell e Paulo Carrano.

1

Ficha Técnica: Juventude e Ensino Médio – Sujeitos e Currículos em Diálogo / Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Carla Linhares Maia, organizadores. Editora UFGM, 2014.

Fotografia e editoração: Gilson Camargo
Vídeo: Tulio Viaro