Professores de ensino médio do Paraná iniciam curso de extensão sobre modalidades de ensino

monicacurso2

No dia 15 de setembro de 2016, iniciamos o primeiro módulo do Curso de Extensão Modalidades de Ensino, ofertado pelo Observatório do Ensino Médio da UFPR aos professores da rede pública de ensino inscritos previamente. Para abrir, a coordenadora do Observatório Profa. Monica Ribeiro da Silva reforçou que esta atividade é decorrente das atividades do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, que infelizmente foi interrompido pelo atual governo. Devido a pedidos dos professores que participaram das primeira e segunda etapa, definiu-se pela oferta do curso na modalidade extensão.

monicacurso3

O curso será presencial com duração de cinco meses. Os conteúdos trabalhados em cada etapa do curso estão selecionados e organizados em material didático específico composto por um Caderno Temático elaborado por Universidades parceiras do Programa de Formação Continuada de professores do Ensino Médio. Iniciando o caderno, a Prof. Dra Sandra Garcia, da UEL, proferiu palestra no dia 16 de setembro, i sobre Educação Profissional, primeiro módulo do curso. E,  na parte a partir de dois documentários, realizou-se um debate com os 90 professores participantes do curso. Para a professora cursista, Sandra Eliza Taborda Bianchi, “dar continuidade a estes estudos e aprofundamento é bastante importante. Temos um sério problema de evasão no ensino médio e precisamos repensar a organização curricular e da escola”.

sandracurso

A formação continuada tem como objetivo fomentar o debate sobre as diversas modalidades de oferta do Ensino Médio, para que todos tenham a dimensão de suas especificidades e possam aprofundar o sentido das mesmas no interior de cada escola. As modalidades foram criadas para dar visibilidade às diferenças com as quais nos deparamos ao organizar o trabalho pedagógico.

Programação:

Formação Continuada de professores do ensino médio: Modalidades de ofertas do Ensino Médio: Introdução.

1- Educação Profissional;
2- Educação de Jovens e Adultos;
3- Educação do Campo;
4- Educação Indígena;
5- Educação Especial;
6- Avaliação geral da formação.

Um comentário