Encerramento do I Seminário Nacional Sobre Formação Continuada de Professores do Ensino Médio – novembro 2013

Palestrantes:
Sandra Regina de Oliveira Garcia, COEM/SEB/MEC.
Yvelise de Souza Arcoverde, diretora de Apoio à Gestão Escolar – SEB/MEC.
Moderadora:
Monica Ribeiro, Universidade Federal do Paraná.

_DSC9206web

Monica Ribeiro: Boa tarde pessoal. Teremos antes das conduções dos trabalhos dos grupos dois momentos relax, dois momentos que equilibram como diz a Jaqueline “razão e sensibilidade” e queria nesse primeiro momento chamar algumas pessoas que fizeram com que esse evento de fato pudesse ocorrer. Antes de chamá-los, quero fazer alguns agradecimentos. Um agradecimento aos hotéis Bourbon e Deville por terem se comprometido conosco na recepção de vocês e acredito que tenham feito da melhor forma possível. Um agradecimento à empresa de ônibus e vans, que com um ou outro atropelo, felizmente conseguiu dar conta dessa logística de três hotéis e aeroporto. Um agradecimento a Fundação da Universidade Federal do Paraná, a FUNPAR que foi uma grande parceira, para que também tivesse uma logística, para que pudéssemos comprar passagens, reservar hotéis e outras coisas. Quero apresentar para vocês as pessoas que estiveram o tempo todo atrás desse evento. A maioria delas são alunas do curso de pedagogia, temos dois professores de escola pública do Estado, uma aluna de mestrado, uma aluna de pós doutorado, e uma grande parceira que foi selecionada nesse edital para trabalhar conosco e que vocês já conhecem então vou falar o nome de cada um.

_DSC9224web1

Começando com a Ana Carolina Caldas, que carregou desde caixa até o cerimonial e é nossa “maestra”, ela que coordenou o grupo todo, um agradecimento imenso à Ana Carolina. E um agradecimento igual a Carolina. Aline, Clarissa, Emilene, Patricia, Vanessa Gelbcke, Cintia, Clecí, Jeferson, Vivian e Adilson. Essas pessoas trabalharam o mês inteiro incansavelmente, cuidaram de tudo, cada passagem, cada hospedagem, cada alimentação, cada crachá, cada camisetinha. Esse povo aqui não é um povo muito grande, mas foram eles que fizeram todos os dias o trabalho para que pudéssemos ser bem recebidos, porque era isso que queríamos o tempo todo. Eu brinco aqui com eles que quando pensamos que tinha que ter alguém recebendo quem estivesse chegando no aeroporto, o exemplo do que é o nosso grupo deveria ser a Aline com esse sorriso maravilhoso, porque era desse jeito que queríamos que vocês fossem recebidos, com um grande sorriso. Obrigada meninas. Obrigada meninos.

Yvelise Arcoverde: A Monica estava falando, mas eu quero aproveitar esse momento de agradecimento e fazer um agradecimento muito, mas muito especial mesmo a Universidade Federal do Paraná, especialmente na pessoa da professora Mônica que coordenou esse trabalho e coordenou na garra. Além disso, contar para vocês uma questão de bastidores, mas que acho importante relatar, porque faz parte da paixão que cada uma de nós carrega pela educação e que é a partir dessa paixão que realmente identificamos quem consegue fazer a diferença nesse país, especialmente na nossa área da educação.

A Universidade Federal do Paraná foi escolhida para fazer a coordenação desse trabalho não porque eu estou lá, que sou da Universidade, mas porque esse grupo já tinha se identificado como um grupo maior junto ao Ensino Médio Inovador, fazendo parte desse grupo e na competência da professora Mônica que coordena um grupo de outros professores que vocês já conheceram, aceitou o desafio, indicada pelo secretário Paim na época, de que a Universidade Federal poderia fazer esse papel coordenador do trabalho, que é muito complexo para o MEC. Existem recursos no MEC, mas para o MEC é muito mais fácil e tranquilo fazer um evento desse porte, passando o recurso para a Universidade. De imediato a Mônica aceitou essa incumbência e começamos as atividades de planejamento, sabíamos que ia dar certo, mas não sabíamos que precisaria de tanto esforço, o maior esforço foi relativo a Mônica, muitas vezes, para sair esse evento, teve que empenhar o próprio nome pessoal junto às empresas e instituições, porque houve um atraso na liberação de recursos do MEC para a Universidade Federal do Paraná. Atrasos burocráticos que nós que lidamos com o serviço público sabemos que acontece, mas que esta na ponta de um evento que necessita colocar o nome para garantir um hotel, para garantir hospedagem, garantir as passagens, deslocamento, inclusive todo suporte de recurso de material de consumo, não é fácil.

Monica Ribeiro: Eu agradeço, e agora vou pedir para conduzir este momento o professor Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense. Vamos anunciar, em primeira mão, os vídeos ganhadores do II Festival do Ensino Médio EmDiálogo. Hoje tivemos o resultado e vamos ter o prazer de assistir os dois primeiros vídeos ganhadores.

_DSC9245web

Paulo Carrano: Pessoal, boa tarde. Vou tentar ser o mais rápido possível para seguirmos e especialmente pedi a Mônica que é nossa anfitriã, se havia a possibilidade de passarmos pelo menos um dos vídeos vencedores e ela autorizou, estamos com um tempo mais ou menos tranquilo, mas vale a pena explicar o contexto deste festival. Esse é o portal Ensino Médio EmDiálogo (http://www.emdialogo.uff.br/), muitos que estão aqui já conhecem o portal, é uma iniciativa, começa em 2009 com a Universidade Fluminense a UFMG com apoio da SEB/ MEC. Hoje esse portal é uma rede de nove Universidades, estamos aqui com a Universidade de São Carlos, a Federal do Pará, a UNB, UFAM, Manaus, a Federal de Santa Maria, Federal do Ceará. É um risco falar os nomes, porque acabamos esquecendo, mas eu acho que falei de todo mundo. A UFSCAR é a universidade mais recente, esta aqui a Carla Corocham, o Ronaldo Lima, o Juarez Dayrell e seu grupo.

O portal é uma rede de comunidades temáticas voltadas para os jovens do Ensino Médio e também para os professores. Hoje o portal já se constitui como espaço intergeracional de trocas entre professores e alunos. É formado por comunidades, são 52 voltadas para questões da escola, do currículo, do cotidiano da escola e questões dos jovens, da juventude, território, corpo, sexualidade. Uma das ações do portal foi o festival de vídeos EmDiálogo, só para completar rapidinho, estamos hoje com 40 escolas nesses 9 Estados das Universidades promovendo rodas de diálogo em torno do programa Ensino Médio Inovador, do currículo e tem uma comunidade, chamada “rodas de diálogo” que traz coisas muito interessantes sobre a experiência dessas rodas e do ProEMI.

Ano passado fizemos o primeiro festival EmDiálogo, o tema foi “Minha vida de Estudante”. Todos os 50 vídeos estão no portal para serem assistidos e o tema desse ano foi “a escola, a aula e eu”, intencionalmente pensado para ouvir, para fazer a escuta da garotada do Ensino Médio sobre sua relação com a escola, com o currículo e tudo mais que envolve essa viagem que fazemos para qualificar a escola pública. Temos dito que tem um especialista no cotidiano da escola e é pouco ouvido, esse especialista é o/a estudante de Ensino Médio. O tema desse ano “A escola, a aula e eu” recebeu 83 vídeos, um crescimento de 70% e temos vídeos falando da relação professor/aluno, amor, amizade, enfim, os temas humanos que vocês podem pensar. Assim, convido-os a assistir esses vídeos, porque temos um mosaico de sonhos, desejos, possibilidades, interdições, experiências que é algo que nos ensina muito. No sentido do dialogo e da troca.

Só para complementar, sempre temos um filme convidado, o filme “Fim do recreio”. Há uma “overdose de Paraná” aqui nesse festival, positiva. Esse filme é um filme premiado é foi feito aqui em Curitiba. É fantástico, não participou, pois é um filme profissional, é a ficção de uma lei criada para melhorar a qualidade da escola, a produtividade, e significa acabar com o recreio. Imagine uma lei para acabar com os recreios. O meninos fazem um vídeo, ouvindo os depoimentos das crianças, no caso, não são mais os jovens. Esse vídeo vai para a internet e isso gera uma manifestação nacional, mundial para barrar a lei, enfim o filme é fantástico. Eu convidaria a assistir.

Vejam os vídeos vencedores. Temos o prêmio WEB, mais compartilhado e mais comentado e o prêmio júri oficial. E aqui temos os vencedores. 1º lugar de Foz do Iguaçu é o “A escola é espaço de construção porque ninguém nasce feito”, segundo lugar  “Draw my life – A escola, a aula e eu” de Curitiba. Eu não conseguirei lembrar os nomes das escolas, foram 83 escolas. E o terceiro lugar “a visão do aluno” de Granja – Ceará. O representante do Ceará Rogers está aqui. Legal, parabéns ao Paraná e Ceará. Temos o prêmio especial do júri “Diário de Abadia” lá na Bahia. Enfim, eu só queria falar rapidinho do júri que é importante, não estamos falando de competição. O júri é um júri profissional, formado pela professora Inês Teixeira da UFMG, especialista em cinema e educação. Pela professora Eliany Salvatierra, do curso de cinema da USP, profissional de cinema, mas também interessada em educação. E Leandro Batista que é um produtor de vídeo, diretamente trabalhando com juventude de comunidades do Rio de Janeiro. É um júri altamente qualificado, mas cada júri é uma cabeça e se tivesse outro júri talvez tivessemos outro premiado, vocês sabem disso.

Os vídeos tem até 5 minutos, mas demos uma tolerância pedagógica de até 30 segundos para os vídeos que ultrapassaram um pouquinho. É um festival educativo, estamos aqui para incluir. Esses meninos vencedores, os três primeiros lugares vão participar do jurí oficial do festival “Araribóias Cine”, um festival profissional da UFF, estamos na 12º edição. É um festival apoiado pela Caixa Econômica Federal. Eles irão ao Rio de Janeiro e serão júris do filme e entregarão o troféu especial Ensino Médio. Essa foi uma negociação que fizemos com a caixa econômica e com o “Araribóia Cine”, o troféu vai ser um olhar de estudante para o cinema. E esses meninos são ou não são cineastas? Muito criativo.

_DSC9332web

Yvelise Arcoverde: Sobre a reunião do ministro com os secretários, transcorreu tudo bem. Houve uma discussão bastante intensa em relação à formação inicial e a formação continuada. Nós já temos um grupo de licenciatura, vai ser retomada toda essa discussão. Em relação a esse processo de formação continuada no Ensino Médio não houve nenhuma ação contrária. Todos estavam a favor da proposta, mas o que ficou acertado, como a Sandra falou, é como fizemos no PACTO de alfabetização e isso é necessário, vamos chamar cada Secretaria de Estado com a sua Universidade. Isso que estamos fazendo aqui, mas para fechar todos os acertos. Cada um tem situações especificas. A proposta é geral, é única, mas temos que fazer os acertos.

Temos situações especificas no Amazonas, no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo, e precisamos trabalhar nessa diversidade. A proposta foi aprovada na integra com a possibilidade de fazer todos os ajustes que estão sendo discutidos por vocês. Tanto ministros como secretários, essa nossa reunião aqui, esse seminário, entendendo que são vocês os nossos interlocutores do MEC. São vocês que tocam tanto na Universidade, quanto nas Secretarias esse processo de formação. Então, é muito importante esse momento que faremos o primeiro fechamento, mas com a ideia ainda de fechar esse documento e estar trabalhando com vocês no MEC e em breve encaminharemos o documento, para começarmos esse processo a partir da adesão de cada Estado. Hoje ainda os secretários não assinaram. Houve a apresentação, mas cada Estado vai fazer a sua adesão formal em relação ao Pacto. Acho que é basicamente isso.

Curitiba/PR, 01/11/13.

_DSC9347g

Fotos: Gilson Camargo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *