Solenidade de abertura – II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – outubro 2014

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MExecução do hino nacional brasileiro durante a solenidade de abertura do seminário, em Curitiba/PR.

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2014, o Ministério da Educação realizou em parceria com a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O evento contou com a apresentação da Fanfarra Treme Terra, formada por alunos da Escola Estadual João Batista Vera, de Piraquara/PR, e reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre coordenadores do Pacto pelas Universidades, representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e integrantes da equipe da UFPR.

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino M

Monica Ribeiro da Silva – Coordenadora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Senhoras e senhores. Boas vindas a todos e a todas que se deslocaram, e alguns de vocês de longe, para que a gente faça uma discussão a respeito de uma ação que se iniciou há quase um ano atrás, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2013. Muitos de vocês aqui estavam e alguns passaram a compor esse quadro de gestão do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Após esta data quase um ano atrás nos estávamos neste mesmo auditório, porém diante de um sonho, diante de um desafio, diante de grandes expectativas, mas ainda diante de um vir a ser. Quase um ano depois nós temos como resultado efetivo dessa nossa ousadia próximo a 330 mil professores envolvidos com a formação continuada e quase 400 mil pessoas no total de algum modo interagindo com essa ação chamada Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Nós estamos aqui quase um ano depois já em condições de fazermos uma avaliação daquilo que conseguimos fazer, dos nossos acertos e dos nossos erros, das nossas dificuldades, mas com certeza das grandes expectativas que o Pacto ainda é capaz de gerar. Todos nós que estamos diretamente envolvidos com as escolas tivemos aqui há poucos minutos uma fanfarra, e porque será que a gente ousou em trazer uma fanfarra e de certo acordar todos os demais hospedes deste hotel? Porque se tem algo que lembra e se diverte e nos lembra o segundo grau é uma fanfarra. Daqueles tempos em que se associava uma formação cultural a uma formação acadêmica científica e que se abrilhantavam os vários eventos das escolas com esses jovens, como estes que vieram aqui hoje, dançar e cantar para a gente. Então, é com isso que eu quero lembrar e sei que todos que estão envolvidos com o Pacto sabem disso, que a nossa principal finalidade com essa formação continuada é produzir um diálogo diretamente com esse jovem.

O Pacto Nacional pelo Ensino Médio se inicia com uma grande perspectiva, produzindo uma escola que dialoga com as várias juventudes que temos neste país. Eu tenho certeza que em que pesem as dificuldades que nossas Universidades e Secretarias de Estado de Educação possam estar enfrentando para fazer acontecer essa formação continuada, um resultado nós temos por óbvio, que é a mudança no modo como os nossos professores atuam no ensino médio e olham hoje para os estudantes diante de si. Só isso faz valer todos os nossos esforços, assim eu entendo e, portanto eu espero que neste seminário a gente possa deixar isso evidente. Eu tenho acompanhado e portanto eu sei qual resultados nós temos e que em breve a gente vai fazer também uma avaliação, como diria Luckesi: sincera e honesta de tudo que foi possível fazer até agora e ai sonhar mais um pouco com aquilo que está por vir. Com isso eu desejo a todos e a todas uma ótima estadia em Curitiba para quem é de fora, sintam-se acolhidos por mim que organizei este evento, por minha equipe, por toda equipe do Observatório do Ensino Médio, desculpem algum problema que por acaso houve no nosso processo de recebimento de vocês aqui, mas a nossa intenção é de acolhe-los da forma mais carinhosa possível. Muito obrigada.

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino M

João Carlos Gomes – Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná.

Bom dia a todos, principalmente cumprimento o professor Rogério Molinari vice-reitor da Universidade Federal do Paraná em cumprimento desse evento, a professora Maria Beatriz, secretária da educação básica do Ministério da Educação, seja bem vinda, nosso Secretario do Estado da Educação professor Paulo Schimidt, cumprimentando também o professor Aldo Bona vice-presidente da Associação de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais e reitor da nossa Unicentro, cumprimento a todos que compõem a mesa, cumprimentando o professor Carlos Alberto meu colega e ex reitor da Universidade do Piauí, cumprimento a todos os colegas professores que se fazem presentes e o pessoal da secretaria de educação.

Vou ser bem breve na minha fala, mas quero apenas destacar o que foi colocado anteriormente, sobre a importância desta participação em conjunto coordenada pelo secretário da educação, pelas secretarias de educação dos estados,  pelas universidades federais. Destaco também no Paraná, a participação  das nossas sete universidades estaduais do Paraná. O Paraná tem uma característica a muito tempo de ser um estado que hoje, por exemplo, nós temos quase sete mil e quinhentos professores efetivos nas nossas sete universidades estaduais. Nós temos noventa e cinco mil alunos matriculados em cursos de graduação e pós-graduação, stricto sensu mestrado e doutorado nas nossas sete universidades, temos uma rede de instituições em todo o interior do Paraná e aqui também na capital temos campus. Esta é uma característica muito importante que talvez venha de encontro do evento. É que todas as nossas sete universidades aquelas que foram criadas na década de 60, 80, 90 e mais recentemente, as nossas sete universidades estaduais tiveram origem na formação de professores, todas as nossas sete universidades os primeiros cursos há 50, 60, 40 e 30 anos atrás eram faculdades na área das licenciaturas, nós temos um vinculo muito grande com a formação de professores e na área de educação. Hoje, claro, todas são universidades generalistas, mas sempre tivemos como meta a formação de professores. Eu estava conversando a pouco com a professora Yvelise e ela é parceira nossa há muito tempo na área da educação aqui no Paraná e aqui, por exemplo, as nossas sete universidades estão trabalhando com praticamente com quase quinze mil formadores, coordenadores no Pacto Nacional pelo o Fortalecimento do Ensino Médio, portanto quero mais uma vez cumprimentar nossa Universidade Federal, cumprimentar o MEC enfim a todos vocês que principalmente vocês as universidades federais, estaduais enfim, vocês que de fato lá na ponta estão trabalhando para o fortalecimento do ensino médio no país, parabéns a todos e tenhamos todos um bom evento.

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino M

Paulo Schmidt – Secretário de Educação do Estado do Paraná.

Senhoras e senhores bom dia, quero cumprimentar o nosso amigo o professor Molinari em seu nome e toda a equipe da Universidade Federal aqui presente e à  Universidade Federal do Paraná a nossa saudação ao Professor Reitor Zaki sempre uma pessoa muito aberta,  sempre disposto a conduzir grandes parcerias em favor da educação no Paraná. À Professora Maria Beatriz seja bem vinda a Curitiba, ao Paraná e nossa saudação também ao Ministro Paim que sempre nos atende muito bem em questões que envolvem o Ministério. Cumprimentar meus amigos, o professor José Carlos, nosso colega Secretario de Estado de Ciência e Tecnologia do Ensino Superior, o professor Aldo nosso reitor na Unicentro, vice-presidente da Associação Brasileira de Reitores e  ao professor Marcus Levi, a professora Monica Ribeiro, quero também cumprimentar aqui os secretários e secretarias estaduais presentes já anunciados, a equipe da secretaria do estado da educação, enfim professoras, professores, diretoras e diretores de escola, todos e a todas um bom dia. Nós tivemos aqui a apresentação excelente da fanfarra Treme Terra do nosso colégio Dom Batista Vera lá de Piraquara, um projeto que o professor Anderson se dedica há quase nove anos, eu creio que isso serviu para espantar qualquer resquício de sono por conta dessa antecipação de horário que nós vivemos desde o último sábado por conta da mudança do horário de verão, apesar de tremer todo o edifício foi uma medida acertada para que a gente pudesse estar atento desde o primeiro momento deste encontro.

Cumprimentar também a professora Yvelise Arco Verde, nossa ex-secretária do Estado de educação uma das pessoas responsáveis pela iniciativa do Pacto junto ao MEC e agradecer acima de tudo a essa parceria que tem sido feito desde o dia 31 de março deste ano quando houve a assinatura do Estado do Paraná no Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Aqui no Paraná houve uma mudança significativa na proposta original por conta da já destacada inclusão das universidades estaduais e tenho certeza que isso fortaleceu ainda mais essa iniciativa no Paraná por conta do papel que as próprias universidades estaduais desenvolvem junto as nossas escolas com o nosso sistema estadual de educação não só no nível estado, mas também a nível de municípios atuando muito na formação inicial, na formação continuada, no desenvolvimento de projetos regionais voltados para a educação básica e por isso a gente comemora muito esse arranjo final aqui que o Pacto teve no Paraná e os bons resultados que já temos colhido.

Agora o futuro desta iniciativa,  nossa expectativa é que realmente possamos ter um resultado muito melhor para o ensino médio, destacamos aqui que a professora Monica anunciou com essa nova atitude, nova postura a ser buscada pelos professores frente aos nossos alunos, principalmente pelo fato de que aos nos depararmos com as estatísticas sociais do país nós vemos essa grande lacuna que ainda a juventude tem, a  esperar em relação a melhores resultados e especialmente por conta de que a educação atualmente é a grande expectativa, a educação realmente possa dar essas novas respostas para que esses indicadores sociais possam ter um avanço importante na área do trabalho. E esperamos realmente que todo plano nacional de educação e seu desdobramento, os planos estaduais e os planos municipais possam consolidar iniciativas como essas e fortalecer acima de tudo a descentralização, fortalecer os agentes regionais estaduais os agentes municipais para que realmente o resultado da educação básica no país possa ter um avanço significativo nessa década. Então, desejando um bom evento, uma boa discussão e que nós possamos ter grandes resultados a partir desse encontro. Quero novamente desejar bom dia todos e todas e dizer que o Paraná se sente muito orgulhoso por poder sediar esse II Seminário e que todos aqui, apesar dessas mudanças bruscas de temperatura que tivemos  semana passada, temos aqui um clima muito mais quente essa semana se que inicia como a nossa velha Curitiba com um clima mais moderado, mas desejando a todos uma boa sessão, muito obrigado.

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino M

Aldo Nelson Bona – Vice-presidente da Associação Brasileira de Reitores.

Bom dia, a minha saudação a todos e em especial destacar e saudar a presença do vice-reitor em exercício da reitoria da Universidade Federal do Paraná, o professor Rogério Mulinari, saudar a professora Maria Beatriz secretária da educação básica do Ministério da Educação, o professor João Carlos Gomes, secretário do Estado da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior do Paraná, professor Paulo Schmidt secretário da educação do Estado do Paraná, professor Marcus Levi vice-diretor do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná e a professora Monica Ribeiro coordenadora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio pela Universidade Federal do Paraná, cumprimentar também nosso amigo Carlos Alberto,  ex reitor da Universidade do Estado do Piauí, integrante da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) que desde a greve atuava como reitor, já militava, já estava no campo da articulação das nossas universidades com a educação básica, cumprimentar as demais autoridades já identificadas aqui presentes. Meu pronunciamento será bastante breve focando a importância desse evento e a importância do Pacto Nacional ao fortalecimento do Ensino Médio, na perspectiva das universidades estaduais e municipais.

Em primeiro, eu gostaria de começar focando um outro aspecto, um terceiro aspecto da presença da nossa Fanfarra Treme Terra e, se alguém em razão de seu vôo estava com algum problema no seu canal auditivo, de labirinto alguma coisa assim, tudo também foi resolvido com a apresentação da nossa fanfarra, então mais um aspecto positivo desta iniciativa de trazer para os trabalhos iniciais deste evento a presença de uma fanfarra de escola de ensino médio do Estado do Paraná. No meu tempo de educação básica era orgulho de todo estudante da escola fazer parte da fanfarra. Certamente isso ainda continua para os nossos estudantes uma iniciativa como essa deve ser valorizada porque cria maior atratividade as praticas que se desenvolve na escola. Enquanto vice-presidente da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais,  quero trazer aqui minha saudação também a nossa presidente professora Adélia Pinheiro da Universidade Estadual de Santa Cruz na Bahia e dizer que a ABRUEM congrega com 45 instituições estaduais e municipais de ensino superior do país. Essas 45 universidades estão presentes em 24 estados da federação, respondemos por aproximadamente acima de 45% de todos os alunos das universidades públicas do país e também acima de 45% de toda a pesquisa produzida nas instituições de ensino superior brasileiras, Por isso,  para nós,  é uma satisfação muito grande poder participar de um projeto como esse com uma iniciativa como esta do Ministério da Educação e que se quer fortalecer a educação básica e particularmente no caso aqui o ensino médio com a ação do Ministério sobre reconhecer a importância da atuação das nossas universidades estaduais e municipais para que o projeto pudesse ter maior alcance.

Aqui no estado do Paraná temos grande orgulho e satisfação de trabalhar contribuindo com as ações da Universidade Federal do Paraná neste pacto e em todo Brasil com nossas estaduais e municipais trabalhando também para que esta ação do Ministério possa atingir seus melhores resultados. Certamente um evento como este que tem por objetivo avaliar a primeira etapa e prospectar trabalhar com a perspectiva da segunda etapa,  é um evento de fundamental importância porque permite perceber o que da primeira etapa foi bem e pode ser reforçado, o que da primeira etapa ainda precisa ser melhorado para que possamos avançar. Certamente este encontro cumprirá seu objetivo de avaliar para avançar e é nesta perspectiva que as universidades estaduais e municipais do Brasil colocam-se a disposição com a certeza de que os problemas ainda existentes no que diz respeito a formalização das parcerias dos repasses de recursos para a execução do programa possam ser rapidamente resolvidos e que assim as nossas instituições que trabalharam todos os seus professores mesmo com esses problemas certamente continuarão trabalhando com mais entusiasmo ainda na medida que possam ser resolvidos.

É nesse sentido que eu desejo, parabenizo a professora Monica pela organização do evento e toda equipe da Universidade Federal do Paraná e desejo a todos um excelente seminário para que o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio também se fortaleça e assim consigamos avançar na melhoria da educação básica do nosso país. Muito obrigado.

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino M

Maria Beatriz Luce – Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação.

Bom dia, professoras e professores,  é com imenso prazer que eu tenho a honra de saudá-los em nome do MEC. Essa é uma atividade na qual a secretaria de educação básica deposita o melhor da sua capacidade e principalmente  porque fazermos em parceria com as secretarias estaduais de educação e de ciência e tecnologia.

Mas especialmente, porque nós conseguimos nesse momento importante para o nosso país, numa semana difícil, nos concentrarmos, estarmos reunidos sob o comando da Universidade Federal do Paraná,  a nossa decana das nossas universidades federais. E eu queria trazer com todos os secretários e autoridades, o vice reitor aqui presente, o sentimento de alegria que nós compartilhamos no Ministério da Educação com este momento, de podermos contar mais um vez com a liderança da UFPR, irmanada com as universidades federais de todo o país e as universidades estaduais, no sentido do compromisso com a formação de professores e trazer muito especialmente a saudação do Ministro Paim. Até sexta –feira, era projeto dele estar aqui no momento, mas a situação do nosso país fez com que ele alterasse, as previsões do tempo também não davam muita segurança de ir e vir e decolar na hora certa. Então ele me encarregou de trazer ao Sr. Reitor, no exercício da reitoria e aos secretários aqui presentes e a todos os professores participantes, uma saudação afetuosa, mas principalmente de reconhecimento pelo compromisso, pela disposição pronta de estarmos juntos, cada um fazendo a sua parte, cada um contando onde tomar iniciativa, preenchendo os espaços que são importantes de ser ocupados, com o conhecimento, com a iniciativa, com a ação solidária, fraterna, no sentido de fortalecimento do Ensino Médio no Brasil.

Eu queria que permitissem nesse momento também, fazer uma saudação muito especial pela oportunidade de estar aqui com as diretoras das três diretorias da Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação. Nós hoje não fechamos a Secretaria de Educação Básica porque as equipes continuam, mas nós estamos aqui com a Professora Ivelize Arcoverde, que aqui no Paraná dispensa apresentações e tem sido a grande comandante deste Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, com a Professora Monica que é responsável pela diretoria de conteúdos educacionais e a Professora Clarice Traversini, da diretoria de currículos da educação integral, que se responsabiliza pela Coordenação do Ensino Médio, presente a coordenadora Professora Adriana, da Coordenação do Ensino Médio, mas eu queria fazer uma saudação especial para uma Professora que está meio anônima ali no meio, paranaense, a Professora Sandra, que esteve a frente da Coordenação do Ensino Médio no nascimento deste Pacto. Quero também, me permitam,  saudar agradecendo muito o gesto de apoio e de interesse, às delegações de todos os estados e conforme os dados até o momento, Rondônia ainda não conseguiu chegar, esse país é grande e complicado, mas todos os outros estados já estão representados aqui e alguns com delegações muito robustas. Quero então  fazer uma saudação muito especial, de agradecimento e de valorização, por termos nesse momento seis Secretários de Educação presentes. Isso na figura da Professora Betânia, minha amiga de larga data, vice-presidente da ANPED,  e eu queria saudar e dizer que é simbólica a presença, mas demonstra o nosso compromisso com o fortalecimento do Ensino Médio.

Então, a saudação é também aos demais secretários do Ministério, todos desejando  boa sorte e bom trabalho. Nós teremos dois dias muito, digamos cheios de atividades e eu já de antemão agradeço a presença das autoridades e agradecer o empenho da Universidade Federal do Paraná, na coordenação geral deste Pacto, mas nós temos em lista simbólica na mesa, no comando do Pacto, a Professora Monica, que nós sabemos é uma pessoa que cotidianamente se empenha em nome da Universidade Federal do Paraná e eu quero que sintam-se aqui todos reconhecidos pelo trabalho de cada líder estadual  e de cada universidade que tece essa trama. É uma trama porque é uma rede com muitos nós e muitos fios que  nos há de sustentar em termos de futuro e, é uma trama, é uma rede, que pretende subverter a história educacional do nosso país. Subvertê-la, então a trama neste sentido de subversão à história que nos leva hoje ainda a ter um Ensino Médio muito aquém do direito à educação e muito aquém do que o povo do nosso país precisa e tem direito a ter. O nosso desafio é um desafio de compromisso, não só de expandir, mas de incluir todos cidadãos brasileiros no Ensino Médio, mas de fortalecer o Ensino Médio em conteúdo, em conhecimento e em vivências e experiências de formação dos cidadãos jovens e adultos, para um futuro de democracia e de justiça social em nosso país.

Eu terei oportunidade logo mais, de trabalhar com o grupo um pouco mais sobre as nossas expectativas e políticas do Ensino Médio no nosso país e por isso, nesse momento, a minha fala é curta, é uma saudação de desejos de um bom trabalho nesses três dias, de reconhecimento pelo trabalho que vem sendo feito e dessa parceria importante e insubstituível que vem sendo feita entre as Secretarias Estaduais de Educação e as universidades. O nosso compromisso é com o futuro do país e o direito de todos a uma educação pública, democrática, formadora de cidadania e alta qualidade e projetando a possibilidade de realização de cada cidadão, de cada jovem da nação brasileira. Eu quero cumprimentar a Universidade Federal do Paraná pelo trabalho que vem realizando na coordenação geral deste Pacto pela Professora Monica, Professor Molinari e neste reconhecimento estendido, porque somos uma rede de solidariedade e de trabalho, entre as escolas e as secretarias estaduais e as universidades federais e estaduais.

Então, desejar-lhes um bom trabalho e eu fico com vocês durante essa manhã, para nós avançarmos no trabalho e queremos agradecer aos secretários, às representações das instituições e aos reitores e deixar de público um abraço ao professor Zaki, meu amigo pessoal, agradecendo toda essa atenção da Universidade federal do Paraná. Tenhamos todos e todas bons dias de trabalho e pela cidadania brasileira e o nosso compromisso com a democratização da educação. Muito Obrigada.

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino M

Rogério Mulinari – Vice-reitor da Universidade Federal do Paraná.

Bom dia, professoras e professores! Queria relembrar semana passada, quando o nosso dia foi marcado no calendário, parabenizá-los a todas e a cada um pelo nosso dia, mas Monica, a prerrogativa do vice-reitor no exercício em infringir o protocolo, queria estender a todos as boas vindas do professor Zaki que não está conosco em Curitiba, está numa missão em Portugal com outras universidades federais, mas tenho certeza que está conosco nessa caminhada.

Monica, foi muito importante iniciar essa reunião com quem de fato é o objeto do nosso esforço: estes jovens, garotas e garotos, que um dia procuraram no sistema de educação para alcançar o sucesso que suas mães e os seus pais sonharam quando nasceram. É também importante a energia que nos trouxeram, não só acústica, sonora, mas sem dúvida nenhuma, como disse nosso secretário, amigo, Paulo Schmidt, a vibração que transmitiram não só a edificação, tenho certeza que podemos avisar a administração desse hotel que as fundações estão sólidas, porque de fato foram testadas a exaustão. Mas é importante lembrar quem são os partícipes importantes desse pacto pela educação, em especial o Ensino Médio, são professoras, professores, são secretários e secretárias de educação. É também importante lembrar que os outros partícipes dessa equação, desse pacto são as Secretarias Estaduais de Educação. Por muito tempo, e eu vivo na administração da Universidade tem mais de vinte anos de docência, mas a se tornar de uma maneira ou de outra na administração, inicialmente setorial, como os colegas Marcus Levy e o Eduardo Paccas que está conosco, fui diretor da Ciências da Saúde e sei da minha jornada acadêmica na administração da universidade há pouco mais de 12 anos, mas pude reparar que por muito anos a universidade se afastou dos demais níveis de ensino. Abriu uma cisão entre os sistemas, mas na verdade há um sistema só: da pré-escola a pós-graduação. O processo seletivo, “carinhosamente” chamado de vestibular já nos empurrou para longe, porque decidíamos na Universidade o que o estudante que nos procurava devia saber sem conversar, ou vinham imediatamente sem antecessor, e talvez como tão mais importante na formação do que a própria vida universitária. Lamentavelmente, naquela fase ainda não foi possível, mas as universidades, o ensino público patrocinado pelo nosso mantenedor, o povo brasileiro por meio do MEC, e queria agradecer a presença da nossa secretária Maria Beatriz e em especial, por ter transferido para Curitiba uma parcela importante do Ministério da Educação, trazendo consigo, eu diria que o Ministério da Educação, a Educação Básica hoje tem sua série conosco. E eu queria agradecer pela presença, não só da nossa Yvelize, professora do nosso setor de educação e a secretaria de Estado da Educação, e agora partícipe da sua secretaria, professora Maria Beatriz, e em conjunto com a Monica Franco e a Clarice. Tenho certeza que é uma ocasião especial termos professoras para que nos auxiliem a traçar novos caminhos para o Ensino Médio. Para trazê-lo, não só para próximo da Universidade, mas ter essa sensação de pertencimento. Somos todos muito relevantes no processo de ensino-aprendizagem. Não é possível criar uma hierarquia, é evidente que há a denominação por vezes dizendo que o Ensino Superior nos transparece que ele é mais importante, mas não é verdade. O número de envolvidos em cada nível de ensino vai se afunilando, e é natural que assim o seja. Portanto, é tão mais importante aquele nível que ele tem um número expressivamente maior e que oferece várias oportunidades de opção, se há uma carreira técnica ou tecnológica, se há uma carreira universitária, se vai uma vida mais ligada ao serviço público, mais ligado ao serviço privado, se vai… enfim, nas múltiplas direções é o Ensino Médio, que pode abrir os horizontes, dar novos panoramas para própria vida universitária. Esta é uma parte importante da equação, eu tenho certeza.

Mas eu queria agradecer a Yvelize, em especial, a pouco mais de um ano atrás, acho que um ano e meio, no final do primeiro semestre de 2013, quando nos procurou trazendo esse desafio e a Monica, Setor de Educação junto com a professora Andrea, colega diretora do nosso Setor de Educação com o Marcus Levy aceitaram junto com vários professores esse desafio. E pouco mais de um ano, aliás, acho que há um ano atrás realizamos o primeiro Seminário. Um privilégio poder sonhar com tantos, mas importante ainda é realizar. Eu tenho certeza que o planejamento dessa atividade junto com todas as ações que adotaram ao longo dos últimos doze meses e que planejam para os próximos dez anos, porque se muito avançamos no ensino público nesses últimos dez anos, e eu posso desafiançar que avançamos, tem muito mais para fazer.

Um Plano Nacional de Educação que nos desafie como vocês a todos e como sociedade de cada um, e transformar a sociedade em investir dez por cento do PIB. O plano, este plano que foi construído por múltiplos partícipes. Eu me recordo, Levy, da articulação que fizemos no  Estado do Paraná para debater o Planp, junto com o Secretário Flávio Arns, na época, mais nas múltiplas universidades, com o professor João Carlos, inclusive em Ponta Grossa e nas várias municipalidades onde as universidades estaduais, na nossa rede sólida de universidade estaduais estiveram junto. Foram mais de duzentos eventos em que pudemos discutir com os docentes de cada um dos níveis e aprovaram mil e quinhentas contribuições ao nosso nosso relator paranaense, Angelo Vanhoni, que incorporou essas mil e quinhentas ao longo do processo de discussão. Eu tenho certeza que algumas delas junto com as contribuições dos demais estados da federação puderam trabalhar este Plano Nacional de Educação que vai nos desafiar por dez anos. Portanto, se olharmos para trás dez anos, pudermos projetar o que podemos fazer ainda com os próximos dez.

Não é possível se manter livre e liberto ao torno sem desenvolvimento cientifico e tecnológico sólido e adequado a nossa realidade. Secretário João Carlos da Ciência e Tecnologia e Educação Superior, secretário Paulo Schmidt da Educação, tenho certeza trabalham nessa dimensão no Estado do Paraná, porque é assim  que se alcança a inovação, e o desenvolvimento sustentável.

Queria agradecer o privilégio de fazer parte desse momento histórico, Monica, e desejar a todos sucesso nesses dois dias de intenso trabalho, e já procurar no futuro, o terceiro seminário, mas com mais novidades, com mais avanços para a nossa comunidade. Sejam bem vindos e um bom evento. Muito Obrigado.

Assista acima o registro integral das falas durante a abertura do seminário, em vídeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.