MEC e UFPR realizam II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino MA abertura do seminário contou com a apresentação da Fanfarra Treme Terra, formada por alunos da Escola Estadual João Batista Vera, de Piraquara/PR.

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2014, o Ministério da Educação realizou em parceria com a Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o II Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O evento reuniu aproximadamente 250 pessoas, entre coordenadores do Pacto pelas Universidades, representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e integrantes da equipe da UFPR.

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) é uma proposta do Ministério da Educação, lançada em 2013, que tem como objetivos: contribuir para o aperfeiçoamento, promover a valorização da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do ensino médio, rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino.

Para isso, o Pacto tem a adesão das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio dos 27 estados. O país tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas.

O primeiro seminário aconteceu em novembro de 2013, também em Curitiba, e teve como objetivo organizar o processo de formação nos estados (link para as transcrições de todas as palestras e apresentações do I Seminário do PNEM).

Neste segundo seminário, os objetivos foram os de avaliar o processo de formação continuada dos professores, as políticas do ensino médio no Brasil, os programas e ações do MEC, discutir a proposta e organização da 2ª etapa de formação do PNEM, e a apresentação, por parte dos autores, dos cinco cadernos da segunda etapa da formação continuada (Organização do Trabalho Pedagógico, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática).

Foram apresentados durante o evento as experiências da primeira etapa da formação em cada um dos estados da federação, e realizadas discussões sobre o monitoramento da implementação e execução do Pacto do Ensino Médio.

As transcrições das palestras e apresentações deste II Seminário do PNEM estão sendo realizadas pela equipe do Observatório do Ensino Médio da UFPR e estarão disponíveis em breve nesta página.

Todos os cadernos do Pacto podem ser visualizados e baixados na íntegra em https://observatoriodoensinomedio.ufpr.br/pacto-nacional-pelo-fortalecimento-do-ensino-medio/

Fotos: Gilson Camargo

Um comentário