III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio – maio 2016

_DSC0665aO Prof. Dr. Guilherme Romanelli, da UFPR, recebeu os participantes com uma aula musical para as juventudes, e executou o Hino Nacional Brasileiro ao violino, marcando a abertura do seminário.

UFPR e MEC realizam o 3º Seminário Nacional do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Foi realizado em Curitiba, nos dias 04 e 05 de maio de 2016,  o III Seminário do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), que reuniu representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todo o país e Universidades públicas participantes deste programa. Em uma parceria entre Ministério da Educação, Universidade Federal do Paraná e Secretarias, o evento teve por objetivo avaliar as etapas I e II da formação realizadas entre 2014 e 2015, e discutir perspectivas futuras no que se refere à formação continuada dos professores de ensino médio.

A formação do PNEM em nível nacional alcançou por volta de 170.000 professores concluintes, o que representa cerca de 67% do total de professores inscritos no início do curso, segundo dados brutos retirados do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle – SIMEC/MEC.

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio tem como objetivos contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio; promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio, rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino. O Pacto contou com a adesão e articulação das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio em todo o país. Conforme dados do censo escolar, o país tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas e o Pacto contou com a participação de todos os estados.

DIA 4 de maio

Fotografia Gilson Camargo

08h às 10h – Abertura – UFPR, MEC, SEED, CONSED, CNE.

10h às 12h30 – Mesa 1: Políticas de Formação Docente: situação atual e propostas de mudança.

Palestrantes: Profa. Dra. Malvina Tania Tuttman (Conselho Nacional de Educação, CNE) e Prof. Dr. Nabil Araújo de Souza (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ).
Coordenação da mesa: Laura de Almeida Braga Rossi (Diretoria de Formulação de Conteúdos Educacionais, MEC/SEB).

Fotografia Gilson Camargo

14h às 15h – Mesa 2: Indicadores/resultados das Etapas I e II da Formação Continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio SEB/MEC.

15h – 16h30 – Grupos de Trabalho para avaliação das etapas I e II do PNEM (com base em Indicadores de Desempenho-SIMEC e roteiro enviado previamente para às IES formadoras e Secretarias de Educação).

16h30 – 17h00 – O arte educador Itaércio Rocha realizou uma vivência dos ritmos paranaenses da Congada da Lapa e do Boi Mamão com professores e alunos da Unespar/Escola de Mùsica e Belas Artes, e relembrou nas músicas os significados das batalhas, pedindo mais união para as lutas que virão.

Fotografia Gilson Camargo

17h00 – 19h00 – Plenária de avaliação.

Fotografia Gilson Camargo

19h – Lançamento de livros e portfólios, apresentação de materiais e banners produzidos pelas Instituições de Ensino Superior participantes do PNEM.

DIA 5 de maio

08h30 – 09h –  Apresentação da pesquisa nacional e lançamento do caderno Modalidades do PNEM.

Fotografia Gilson Camargo

09h às 12h – Mesa 3: Perspectivas de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores do Ensino Médio SEB/MEC e Fórum do PNEM.

13h30 às 15h30 – Grupos de Trabalho para discussão de propostas de formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e gestores do Ensino Médio.

Fotografia Gilson Camargo

15h30 – Plenária de encaminhamentos.

Fotografia Gilson Camargo

17h30 – Encerramento e confraternização.

Fotografia: Gilson Camargo